Coração volta a bater sozinho depois de 2 meses conectado a aparelho artificial

Com batimentos de 60 a 100 vezes por minuto (em situação de repouso), e bombeando 5 litros de sangue por minuto, o coração é simplesmente vital para o ser humano. É ele o responsável por bombear sangue para os pulmões e para o corpo inteiro, levando oxigênio e nutrientes. Não é à toa que um caso inédito envolvendo o órgão ganhou tamanha repercussão no país. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o coração do comerciante Sérgio Alexandre Genaro, de 48 anos, voltou a bater sozinho depois de passar dois meses com um aparelho artificial.

De acordo com a reportagem, Genaro, que tinha quatro artérias do coração entupidas, passou por uma operação no dia 2 junho de 2011. Como o estado do órgão era grave, o paciente recebeu duas pontes de safena e duas mamárias. No entanto, o coração não suportou a circulação extracorpórea a parou de bater.

Apesar da situação, o comerciante manteve todas as funções preservadas. O paciente, então, entrou para a lista de transplante, e a equipe decidiu conectar um coração artificial ao órgão natural para que ele suportasse.

Embora os órgãos do paciente tenham ficado debilitados ao longo dos dois meses, aos poucos seu coração começou a recuperar as funções. No dia 12 de agosto, o órgão de Genaro voltou a bater espontaneamente.  

Genaro, que recebeu alta no dia 10 de outubro, é o primeiro paciente do Brasil na lista de espera de transplante cardíaco cujo coração voltou a funcionar sozinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário