Mutação de genes pode ser responsável pelo câncer de mama e doenças cardíacas

De acordo a revista Veja, estudo canadense publicado nos jornais Nature Communications e Journal of Biological Chemistry releva que mulheres que tendem a desenvolver câncer de mama também estão sujeitas a sofrer doenças cardíacas. Isso porque a maioria das mulheres com câncer de mama ou de ovário tem os genes BRCA1 e BRCA2, responsáveis por extinguir o crescimento dos tumores. No entanto, a pesquisa apontou que esses mesmos genes também são responsáveis por controlar a função cardíaca. 

Depois de realizar o estudo com camundongos, os pesquisadores observaram que a mutação dos genes BRCA1/2 impede a restauração do DNA nas células musculares, que é necessária para a recuperação após um ataque cardíaco. Ao tratar os animais com a doxorrubicina, uma das drogas administradas na quimioterapia em pacientes com câncer de mama, verificou-se o aumento da insuficiência cardíaca de quem possui esses genes.

Segundo Christine Brezden-Masley, oncologista e coautora da pesquisa, já era de conhecimento dos médicos que a doxorrubicina estava relacionada à insuficiência cardíaca. Mas depois dessa nova pesquisa, também se constatou que as mulheres com mutações nos genes BRCA1/2 são vulneráveis à sua toxina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário