Ultrassom pode ser usado como contraceptivo masculino

O uso do equipamento de ultrassom nos testículos pode servir a partir de muito em breve como contraceptivo para homens, de acordo com estudos realizados por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.  Os cientistas que estudam novos métodos de contracepção masculina, no entanto, ainda não utilizaram a técnica em humanos, apenas em ratos. Nos testes, os animais foram submetidos ao ultrassom de alta frequência (com 3 MHz), o que reduziu sua produção de espermas.

Publicado na revista científica Reproductive Biology and Endocrinology, o estudo mostrou que os ratos permanecem férteis mesmo com baixa produção de células germinativas, sendo que nos homens isso significaria a infertilidade. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial da Saúde, homens saudáveis geram mais de 40 milhões de espermatozóides por mililitro. Já nos subférteis, a contagem fica abaixo de 15 milhões de espermas por mililitro. Na pesquisa, a contagem de esperma nos ratos ficou abaixo de 10 milhões por mililitro.

A equipe de cientistas afirma, entretanto, que ainda são necessários mais testes para determinar qual é a duração do efeito anticoncepcional, e se o método é seguro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário