Brasil quer reduzir para 5% o índice de mortes por infarto e AVC

O Ministério da Saúde divulgou recentemente suas metas para reduzir os atuais 10% a 15% de mortes causadas por infartos e AVC (acidente vascular cerebral) para 5%. Para tanto o governo estuda a produção de um remédio para previnir as doenças. Segundo divulgou o jornal Folha de S. Paulo a pílula reúne quatro remédios para controlar a pressão arterial e o colesterol, além de previnir também o entupimento de vasos sanguíneos. A medicação está sendo testada em diferentes países, incluindo o Brasil.

Vale lembrar que o infarto agudo do miocárdio é uma das principais causas de óbitos no Brasil, junto com o AVC. Segundo a comunidade médica, uma das formas de reduzir o índice é incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, sem descuidar do histórico familiar, realizando exames periódicos. 

Além de cuidar dos hábitos alimentares e da qualidade de vida, existem alguns fatores de risco que merecem um acompanhamento médico. São eles: pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo. 

A pílula está sendo desenvolvida justamente para esse grupo de risco, e seus primeiros resultados foram publicados em maio de 2011 na revista "PLoS One”. Ficou comprovado que a medicação pode diminuir em 60% o risco de infarto e derrame em pessoas com risco moderado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário