Com o objetivo de contribuir para a prevenção do câncer no Brasil, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) elaborou uma lista de exames que devem ser feitos por homens e mulheres ao longo da vida. A medida também prevê o diagnóstico precoce e tratamento da doença caso detectada. Vale lembrar que o problema é o segunda principal causador de morte da população brasileira – devendo tornar-se a principal causa até 2020. Entre as mulheres, o tipo mais comum acomete as mamas, e entre os homens, a próstata.
Diante desse quadro, o Icesp elaborou uma relação do tempo certo para realização de cada exame de screening (rastreamento), além de atitudes que fazem a diferença. Na linha da prevenção, não fumar, evitar o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, manter uma dieta adequada e praticar regularmente exercícios físicos são atitudes que podem contribuir para o retardar ou evitar o surgimento deste e de outros problemas de saúde.
Por outro lado, muitas vezes o câncer não apresenta sintomas em suas fases iniciais, por isso, a realização de alguns exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce – um fator essencial para a cura da doença. De acordo com a faixa etária e o sexo, alguns passos são fundamentais.
Fatores de risco, como o histórico familiar e características individuais são sempre considerados pelo médico. Porém, isso não significa que todas as pessoas tenham a mesma rotina de exames, obrigatoriamente.
“O importante é seguir as avaliações recomendadas para sua faixa etária. É a partir disso que o profissional detecta a necessidade de outros procedimentos”, comenta Maria Del Pilar Esteves, coordenadora da Oncologia Clínica do Icesp.
Confira os principais exames para a prevenção em homens e mulheres:
Mulheres
- Após a primeira relação sexual é preciso incluir na agenda o hábito de realizar uma visita anual ao ginecologista, garantindo a realização de consultas e exames que serão fundamentais para a prevenção e/ou diagnóstico de câncer de vários tipos de câncer, principalmente mamas, ovários e útero.
- Papanicolau (anualmente) – o papanicolau tem a finalidade de detectar o câncer de colo de útero, além de identificar lesões que antecedem o câncer, permitindo o tratamento antes que a doença se desenvolva.
- Mamografia – o exame, capaz de mostrar lesões mamárias, é recomendado para mulheres com mais de 50 anos e deve ser feito anualmente ou a critério médico, dependendo dos fatores de risco.
- Teste de sangue oculto nas fezes – deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, em pessoas com mais de 50 anos, para detecção precoce de câncer de cólon.
- Colonoscopia – o câncer colorretal, que inclui tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres. O exame é capaz de diagnosticar este tipo de tumor em fase inicial e deve ser realizado anualmente, a partir dos 50 anos.
Homens
- Visita ao urologista – recomendada mesmo quando não há nenhum sinal de problema a partir dos 45 anos de idade, esta prática permite a investigação precoce de problemas com a próstata, a bexiga, o rim, os testículos e o pênis.
- Exame de toque retal – deve ser realizado anualmente, a partir dos 45 anos, para verificar se há alguma irregularidade na próstata – o órgão mais acometido por câncer entre os homens.
- Teste de sangue oculto nas fezes – deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, em pessoas com mais de 50 anos, para detecção precoce de câncer de cólon.
- Colonoscopia – o câncer colorretal, que inclui tumores de intestino (cólon) e reto, é um dos cinco tipos mais comuns entre homens e mulheres no Brasil. O exame é capaz de diagnosticar este tipo de tumor em fase inicial e deve ser realizado anualmente, a partir dos 50 anos.